Na noite desta quinta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou uma cerimônia solene para empossar Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão como novos ministros da Corte.
O evento foi presidido pelo ministro Herman Benjamin e teve a presença de diversas personalidades dos Três Poderes, como o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, os presidentes do Senado Davi Alcolumbre, da Câmara Hugo Motta, além do vice-presidente do STF, Edson Fachin, da subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen e do presidente da OAB, Beto Simonetti.
Marluce Caldas atua no Ministério Público de Alagoas desde 1986, com experiência em Direito Criminal e Direitos Humanos. Ela assume a vaga deixada pela aposentadoria da ministra Laurita Vaz, em outubro de 2023. Já Carlos Pires Brandão era desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e professor na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele ocupa a vaga aberta pela aposentadoria da ministra Assusete Magalhães, em janeiro de 2024.
Ambos foram indicados pelo presidente da República a partir de lista tríplice elaborada pelo Pleno do STJ em outubro de 2024. Após a indicação, passaram por sabatina e aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e tiveram seus nomes confirmados pelo plenário em 13 de agosto de 2025, com publicação no Diário Oficial da União no dia 21 do mesmo mês.
Com a posse de Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão, o Superior Tribunal de Justiça completa a composição de 33 ministros prevista pela Constituição.