Ciro diz que desunidos, direita e centro podem perder a eleição presidencial

O Senador postou na manhã desta sexta-feira em sua conta do X

20
Senador Ciro Nogueira. Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, postou na manhã desta sexta-feira em sua conta do X que se o espectro político de direita e centro não se unirem, perderão a eleição presidencial. Na postagem, ele incluiu na união até a parte mais radical da direita, o que ele definiu como “seu extremo”.

Para Ciro, “já está passando de todos os limites a falta de bom senso na direita, digo aqui a centro direita, a própria direita e seu extremo”.

Ele entende que sem união do espectro político de centro, direita e extrema direita, esse agrupamento político partidário vai “jogar fora uma eleição ganha outra vez”.

O texto sugere que as divergências internas não devem permitir que políticos de centro e direita hajam como se fossem cabos eleitorais de Lula, do PT e do PSOL. “Não podemos fazer isso com o Brasil”, disse o senador do Piauí.

A postagem foi feita pouco mais de duas horas depois de o jornalista Gerson Camarotti ter publicado no Portal G1 que o principal nome da direita, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), pretende desistir da corrida presidencial e tentar a reeleição.

Segundo o jornalista, Tarcísio estaria fortemente inclinado a ficar de fora da corrida presidencial “diante de um cenário de fragmentação da direita”.

A avaliação de Tarcísio, diz Camarotti, “é que a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na articulação das sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao Brasil contribuiu para dividir ainda mais o campo conservador.”
Por fim, o governador de São Paulo teria “atribuído a essa movimentação a recuperação da aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que até junho enfrentava desgaste e queda de popularidade.”